Especial Dia do Outdoor: dicas para anunciar em mídia exterior

Uma forma clássica de comunicação ainda se mantém forte e eficaz mesmo com a tecnologia e o digital. Sim, estamos falando do outdoor! Em comemoração ao Dia do Outdoor, 31 de agosto, vamos abordar como essa ferramenta tradicional da publicidade ao ar livre continua desempenhando um papel importante na promoção de campanhas, marcas, produtos e serviços. Além disso, neste texto, também daremos dicas para o seu outdoor ter impacto e obter bons resultados.

O poder da publicidade ao ar livre

Situado em zonas urbanas com constante movimento, o outdoor possui uma grande abrangência, com capacidade de capturar a atenção de um público diversificado (indo além do seu público-alvo). Por estar localizados sempre em ruas movimentadas, onde as pessoas estão indo e voltando de seus compromissos, é provável que um único outdoor seja visto por uma mesma pessoa por diversas vezes. Por isso é possível mensurar qual será a audiência daquele anúncio.

O outdoor é relacionado ao impacto comunicacional que causa, reduzindo a mensagem ao essencial, apresentando-se geralmente com poucas palavras e mais ilustrações. Mesmo em um mundo conectado, o outdoor não compete com a publicidade digital ou o marketing. Na verdade, eles se complementam. Um outdoor bem projetado, em localização estratégica, pode despertar a curiosidade das pessoas e incentivá-las a buscar mais informações online.

Um fato interessante: um outdoor memorável pode ser lembrado por muito tempo, por conta da sua mensagem e do ponto em que está localizado. Ao contrário de anúncios em redes sociais que podem ser facilmente bloqueados, os outdoors estão no ambiente físico e são mais difíceis de serem ignorados; o que contribui para o fortalecimento da sua marca.

Como criar um outdoor eficaz?

Já sabemos que a localização do outdoor desempenha um papel fundamental em sua eficácia. Mas, como criar uma mensagem impactante?

O primeiro passo é ter um conceito claro, com poucas palavras, o outdoor pede ideias rápidas, praticamente de modo instantâneo. O segundo é equilibrar um bom texto e a criatividade ao desenvolver o design. Busque usar elementos mínimos nessa construção, com tipologias em caixa mista, mesclando letras maiúsculas e minúsculas; espaçamento regular entre as letras e palavras; e evitar o máximo possível fontes de leitura difícil (letras que parecem escritas à mão).

Foque trabalhar o visual no seu outdoor para destacar o anúncio e criar a identificação imediata da sua marca ou empresa. Com uma imagem bem definida é possível gerar o impacto desejado.

Entendendo sobre o período de exibição de um outdoor

Essa é uma abordagem comum na indústria da publicidade em outdoor: o tempo de exibição e/ou exposição. Ao escolher um ponto de divulgação você compra ou aluga o espaço publicitário por um determinado período. Ou seja, você está garantindo que a mensagem ou anúncio seja exibido no outdoor durante uma semana, duas ou mais.

A tabela bi-semana, criada pela Central de Outdoor, contribuiu para todas as outras empresas que atuam no setor. A tabela estipula o início e o fim de cada outdoor, possibilitando uma organização dos espaços e o planejamento das empresas que saberão exatamente quando a mensagem será exibida. A finalidade dessa tabela foi padronizar a veiculação nacional de campanhas ao ar livre.

Um outdoor bi-semana possui 14 dias de exibição, iniciando sempre às segundas e, dependendo da região, aos sábados. No entanto, essa prática comercial pode variar de acordo com o lugar, podendo existir regulamentações específicas sobre a publicidade exterior aplicadas pelos municípios ou estados.

Para o operacional, a tabela divide o inventário em duas partes, diminuindo o tempo de colagem, a equipe operacional e coordenando bem o trabalho com as gráficas, desenvolvendo uma programação mais organizada. Além de facilitar o cumprimento de prazos de ambas as partes. Em resumo, a tabela visa tornar o meio mais ágil e eficaz.

Vamos Publicar em mídia exterior?

Com anos de experiência no setor, a Publicar oferece serviços de alta qualidade para você que precisa anunciar uma campanha, marca, produto ou serviço. Temos diversos pontos estratégicos localizados em todo o Paraná, com uma gama de opções de painéis publicitários, incluindo o outdoor.

Faça uma cotação sem compromisso. Vamos encontrar a melhor solução para o seu objetivo publicitário. Clique aqui e fale conosco!

Postagens recentes

Sobre nós
about-me

A mídia exterior tem 85% de penetração. O sucesso da sua marca passa por aqui!

Entrar em contato