Você costuma anunciar em datas sazonais? Saiba a importância dessa escolha

As datas sazonais são períodos do ano em que existem comemorações que todos conhecem, como Natal, Ano Novo, Carnaval, Dia das Mães, entre outras. Essas datas caem sempre no mesmo período e geram uma expectativa para a sociedade e para o mercado, principalmente no Brasil.

Neste texto, vamos apresentar a importância de anunciar nessas datas e dar algumas dicas sobre como pensar estrategicamente para adquirir destaque nesse período, já que muitas empresas e comércios também se movimentam na época.

O alcance de anúncios em datas sazonais

Você pode pensar que anunciar suas campanhas, serviços ou produtos em determinados períodos possa ser desnecessário, devido a muitas empresas também divulgarem. No entanto, é importante pensar mais no alcance do anúncio e em como isso contribuirá para o seu negócio. Também é importante você não ser aquela marca que só aparece uma ou duas vezes no ano.

As datas sazonais por si só marcam um impulsionamento no mercado em diferentes aspectos, desde presentes a alimentação. Nesses períodos,as compras de última hora e por impulso são mais comuns e o ciclo médio de venda diminui. Muitas pessoas comemoram as datas com festas, outras preferem apenas presentear e ainda tem aqueles que optam por viver experiências. De qualquer modo, a partir do seu ramo, é possível aproveitar a oportunidade para vender mais.

Por isso, fortalecemos a importância em anunciar. Se a sua empresa vende doces, chocolates e afins, o período de Páscoa, Dia dos Namorados, Dia das Mães por exemplo, é imprescindível divulgar que possui produtos específicos para o período. Não anunciar, pode significar a mesma faixa de faturamento e fluxo de loja onde apenas os clientes fixos saberão que possui determinado produto.

Além disso, por ser um momento em que todos buscam produtos ou serviços semelhantes, o seu anúncio pode ser visto por mais vezes e compartilhado com outras pessoas. Use a onda de interesses ao seu favor!

Mas, quais são as datas sazonais que devo escolher?

Pense no seu produto e na aplicação dele nas datas comemorativas do ano. Faça algumas perguntas como:

  • Meu produto é uma boa opção para presentear no Dia das Mães?
  • Quais são os presentes mais escolhidos nestas datas?
  • Tenho estoque disponível?
  • Consigo atender delivery ou enviar meu produto para outras cidades?

Para facilitar sua vida montamos uma relação abaixo com as principais datas comemorativas. Aproveite! Confira as principais datas para anunciar:

  • Dia dos Namorados, Mães e Pais: se a sua empresa oferece algum serviço ou produto que possa ser adquirido para presentear pessoas nessas datas, aproveite ao máximo. O Dia das Mães, por exemplo, é considerado a segunda melhor data para o calendário comercial.
  • Páscoa: a celebração faz parte do calendário cristão e é muito forte no Brasil. O perfil dos clientes atingidos pelas ações de Páscoa é bem amplo, de diferentes classes sociais e gêneros, mas o foco maior de oportunidade são em doces e chocolates.
  • Dia das Crianças: uma oportunidade de ampliar a venda de brinquedos e roupas para crianças.
  • Black Friday: a data já entrou para o calendário comercial brasileiro. Considere anunciar promoções reais para conquistar o cliente.
  • Natal e Ano novo: o período de fim de ano é importante para todos os brasileiros e fortalece todos os âmbitos comerciais possíveis. É a principal data para aumentar as vendas em varejo.
  • Há outras datas sazonais que não ocorrem todos os anos, como o período de Olimpíadas e Copa do Mundo. Fique de olho e busque anunciar para não parecer que você não está por dentro das datas importantes.

Como saber se devo anunciar?

É essencial ter em mente que a área de atuação da sua empresa pode interferir no modo como você vai anunciar ou divulgar. Entretanto, mesmo que o seu ramo não esteja ligado diretamente à data, observe se existe uma forma estratégica para aproveitar o momento.

Mas considere que um anúncio vai permitir que as pessoas conheçam sua empresa, o serviço ou produto que fornece, independente de data sazonal. Por isso, queremos que você entenda a importância de divulgar, afinal não tem como ser visto se não há anúncio, não é mesmo?

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